Avenida fontes pereira de melo n-14 4 andar geral@jasonassociates.com
21 318 29 30

Estudos de clima ou outros, o que escolher?

Estudos de clima ou outros, o que escolher?

A empresa necessita de saber mais sobre o capital humano. Que tipo de estudo pode fazer para obter informação e gerar conhecimento?

 

O conhecimento e visão conduzem as organizações ao sucesso. Quando as empresas optam por investir na obtenção de inteligência de mercado relacionada com a força de trabalho garantem uma forma de “sentir o pulso” à saúde emocional da empresa. Várias alternativas estão disponíveis para obter esta informação:

 

  • Estudos de clima organizacional, onde se obtém informação através da análise dos resultados de um questionário aplicado aos colaboradores. Este é o modelo mais usual, porque permite customizar as perguntas, obter respostas qualitativas e tem custos menos elevados quando implementado sobretudo on-line.
  • Indicadores de felicidade corporativa, onde se colocam “medidores” em alguns locais da empresa ou se pede para, através de soluções como SMS, se dar uma nota a indicadores específicos (felicidade, satisfação por trabalhar no local, etc.)
  • Reuniões de grupo (Focus Group) onde se reúnem vários colaboradores e se obtém feedback e ideias sobre determinado tema, num ambiente “risk free”;
  • Plataformas de feedback, onde os colaboradores são incentivados a partilhar ideias, sugestões e outras questões que serão analisadas pela equipa de recursos humanos à posteriori.

 

No mundo empresarial de hoje, ter um conhecimento atual, profundo e específico dos colaboradores e de como realmente se sentem e pensam faz a diferença na gestão das empresas. Se quiser saber mais sobre os estudos a colaboradores, contacte-nos.

 

Luís Rosário | Business Unit Manager | lrosario@jasonassociates.com

DESTAQUE

Talent Escape Room, um jogo que muda comportamentos?