Avenida fontes pereira de melo n-14 4 andar geral@jasonassociates.com
21 318 29 30

Engagement Promoter Score

Engagement Promoter Score

Porque é importante saber como é que os colaboradores se sentem? Se não souber, como é que pode criar um ambiente e condições para que possam performar melhor?

 

Muitas empresas realizam estudos de clima de dois em dois anos, considerando que este processo é suficiente para diagnosticar o nível de comprometimento e satisfação das suas equipas. Bem, é melhor do que nada…mas idealmente deveria existir uma espécie de aparelho de medição da tensão arterial para “sentir” o coração da organização.

 
Um Engagement Promoter Score não é mais do que a medida que permite medir se o coração está bom de saúde. Mais do que medir a satisfação, as empresas têm de começar a medir o engagement.

 

O engagement mede o comprometimento emocional enquanto a satisfação mede o comprometimento racional. No entanto, seja um estudo de clima, seja um Engagement Promoter Score nunca se esqueça de:

 

  • Comunicar de forma clara o objetivo e os outputs esperados do trabalho;
  • Envolver um grupo de pessoas chave na discussão qualitativa dos temas abordados;
  • Envolver as chefias e outros movers na discussão dos resultados, comprometendo-os no processo de identificação de soluções de melhoria e amplificação;
  • Pediu a opinião aos colaboradores não foi? Agora agradeça e devolva-lhes os outputs possíveis;
  • Ponha em prática quick-wins que demonstrem que a empresa reagiu ao estudo;
  • Desenhe e implemente um plano de ação realista (menos é mais) que envolva colaboradores de diferentes áreas, comunicando de forma recorrente a ligação entre os resultados e as ações implementadas.

 

Na Zona dos Ambivalentes – São pessoas que não estão comprometidas nem deixam de estar. Podem até ser tecnicamente competentes, mas fazem apenas aquilo que lhes compete. Não estão disponíveis para dar mais do que consideram justo para o que lhes pagam. Não participam ativamente nas atividades sociais da empresa.

 

Na Zona dos Disengaged – São pessoas que contaminam negativamente o resto dos colaboradores, sobretudo os que estão numa posição ambivalente. São pessoas que destroem todo o valor que criam através da criação de obstáculos e de ineficiências geradas por comunicações ambíguas.

 

Na Zona dos Engaged – Pessoas proactivas, que dão o extra-mile, mesmo em atividades para as quais não foram solicitadas. São pessoas que vivem os valores da empresa e ensinam os outros a vivê-los. São pessoas que normalmente têm níveis de performance 2x superiores aos colaboradores ambivalentes.

 

Para saber mais sobre o Engagement Promoter Score, fale connosco: hed@jasonassociates.com

DESTAQUE

Talent Escape Room, um jogo que muda comportamentos?