Avenida fontes pereira de melo n-14 4 andar geral@jasonassociates.com
21 318 29 30

Dinâmicas de inovação colaborativas

Dinâmicas de inovação colaborativas

O conceito das organizações “aprendentes” parece ser do consenso de todos. A geração de novas ideias e a construção dessa aprendizagem deve, no entanto, ser estimulada através de dinâmicas colaborativas. Conheça algumas dessas dinâmicas bem-sucedidas.

 

Departamentos muito orientados para os seus próprios objetivos, tentativas em contrariar o funcionamento em “silos” e conseguir eliminar o conceito de “quintas”, são apenas alguns dos desafios que as organizações enfrentam e que são barreiras à inovação, ao crescimento e à aprendizagem organizacional.

 

Algumas destas sugestões são eventos pontuais e outras são projetos de média duração e todas foram já aplicadas com sucesso em empresas de diferentes setores:

 

Eventos pontuais:

 

  • Workshop Blue Ocean | a estratégia Blue Ocean é a base dum workshop onde todos os colaboradores são divididos em pequenos grupos e são desafiados a tomar decisões acerca do que deve acontecer na sua organização, gerando ideias que são escrutinadas por todos e apresentadas em formato de pitch elevator;
  • Salas temáticas rotativas | formato de conferência muito dinâmico onde estão presentes oradores ajustados ao tema que se pretende salientar e que se dirigem a pequenos grupos de colaboradores durante 25 a 30 minutos. Ao longo do dia, diferentes oradores vão rodando pelas diversas salas, permitindo a todos os colaboradores serem estimulados por diferentes ângulos de visão sobre o tema.

 

Eventos de média duração:

 

  • Desafios internos | o ponto de partida para este tipo de projeto é sempre uma boa história! Todos os colaboradores da organização são desafiados e formar um grupo de trabalho que tem um objetivo de materializar algo de muito relevante para essa história (ex: como traduziriam a missão da empresa através da letra duma canção?), o resultado desse trabalho que se estende durante algumas semanas é depois partilhado entre todos, com apresentações ao vivo. O resultado é arrebatador.
  • Geração de ideias | quais as áreas em que a organização quer gerar novas ideias? Um projeto de interno de geração de ideias pode ser partilhado com entusiasmo por todos os colaboradores, sendo lançado um concurso onde todos podem participar individualmente ou em grupos, submetendo as suas ideias. Essas ideias são depois alvo de “investimento” por parte de todos, o que torna o projeto verdadeiramente colaborativo e democrático, sendo selecionadas as ideias (anónimas ou não) que colheram mais apoio por parte de todos.

 

São alguns exemplos do que pode ser feito em prol da inovação nas organizações. Se quiser conhecer em detalhe estas ou outras sugestões de dinâmicas de inovação colaborativas, contacte-nos!

 

Carlos Moreira | Business Unit Manager | cmoreira@jasonassociates.com

DESTAQUE

Talent Escape Room, um jogo que muda comportamentos?