admin

Farma: Iniciativas para garantir os seus objetivos

Num mercado de elevada competitividade e mudança, a indústria farmacêutica lida atualmente com desafios ligados à perceção de valor que profissionais de saúde e pacientes têm pela experiência com os seus produtos e serviços e da forma como cada organização deste setor se posiciona no mercado e junto dos vários stakeholders.

As expetativas dos pacientes, com um papel cada vez mais proativo no seu bem-estar, a par dos temas de regulamentação, pricing, compliance e novas tecnologias orientadas para uma medicina personalizada, têm levado muitas organizações da indústria farmacêutica a revisitar o seu business model e a sua cadeia de valor.

Este novo mindset mplica uma maior preocupação com:
Reflexões estratégicas das equipas e novas formas de organizar equipas e responsabilidades, repensando o seu funcionamento e multidisciplinaridade;
• Reforço da coesão, trabalho de equipa e relações de confiança;
• A forma como atuam como parceiros juntos dos profissionais de saúde;
Iniciativas como estas são fundamentais para garantir que estas empresas conseguem atingir os seus objetivos de forma eficaz, com a inovação necessária e um posicionamento forte.

Reflexões estratégicas
Criar momentos em equipa para refletir sobre o passado, presente e futuro é um exercício que permite sistematizar as lessons learned e, acima de tudo, revisitar a missão de uma equipa (o que somos e o que queremos ser) antecipando o seu futuro e valor acrescentado para a organização.
As equipas devem estar alinhadas e responder de forma clara à visão e objetivos estratégicos da organização. Para isso, a Jason apoia as equipas na preparação e dinamização de reuniões estratégicas que facilitam a análise sobre a identidade da equipa (atual, externa e ideal), o “estado de alma” e a definição de planos de ação ancorados nos princípios da organização. Estas reflexões resultam num conjunto de outputs orientadores do percurso da equipa e constituem uma ferramenta de gestão muito importantes para os líderes.


Trabalho em Equipa e Relações de Confiança

Estarmos alinhados face ao sucesso coletivo da equipa e da organização pressupõe interações saudáveis e sinergias positivas entre os elementos das equipas.
Estes aspetos são cada vez mais valorizados pelos colaboradores pois são em si próprios fatores que contribuem para o bem estar e satisfação no trabalho. Ao mesmo tempo, permitem que as equipas estejam orientadas para níveis mais elevados de desempenho e se tornem mais focadas e eficazes.
Os programas que temos desenvolvido permitem às equipas pôr à prova a forma como funcionam e se relacionam num contexto experiencial e imersivo e trabalhar ferramentas para:
• Incrementar o auto-conhecimento e criar uma linguagem comum, aumentar o respeito e a tolerância uns pelos outros
• Conhecer os perfis dos elementos da equipa e maximizar a comunicação e a necessidade de ajustar a abordagem ao outro
• Identificar os comportamentos de confiança mais robustos e a melhorar na equipa
• Amplificar a coragem para dar e receber feedback
• Como minimizar as disfunções da confiança em equipa (com impacto na produtividade, engagement e resultados)
Estes programas permitem às equipas consolidar as suas relações de proximidade, entendimento mútuo e comprometimento de todos face aos objetivos da equipa e caminho a percorrer.

Amplificar as Competências dos Profissionais de Saúde
Tendo como propósito cuidar de quem cuida, os programas que implementamos visam desenvolver competências chave junto dos profissionais de saúde para incrementar a qualidade de serviço aos pacientes através de:
• Reforço de skills e expertise para além da formação base
• Maior satisfação, bem-estar e realização pessoal
• Sentido de propósito da missão do profissional de saúde
Temas como: relacionamento entre profissionais de saúde, gestão das emoções, comunicação com impacto, comunicação com o doente, influência e liderança de equipas multidisciplinares são críticos para um posicionamento mais forte deste setor no mercado e como parceiros estratégicos junto dos profissionais de saúde.

Para mais informações: Sofia Llano | sllano@jasonassociates.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *