admin

Banca: Trabalhar as competências certas

A indústria bancária está a mudar.

Em que sentido? As expetativas dos clientes mudaram, os clientes passaram a estar mais informados, a ser mais autónomos nas suas escolhas e decisões, mas também mais exigentes e a valorizar mais as experiências que têm com os bancos, preferindo um contacto e serviço personalizados.
Por outro lado, o desenvolvimento tecnológico transforma os negócios a um ritmo constante e exige dos colaboradores competências específicas, em que é fundamental equilibrar o foco nos resultados com a orientação para a relação.

A inovação está na ordem do dia e isto tem impacto diretamente no desempenho das equipas! A forma como se lida com a mudança, as exigências da liderança num contexto de adaptação e diferenciação contínuas, os desafios que o mercado coloca, fazem com as equipas estejam preparadas para oferecer uma experiência ao cliente realmente impactante. Para isso, é fundamental trabalhar as competências certas, através de programas ajustados à realidade do terreno e preparar os líderes para garantir o desenvolvimento e acompanhamento das suas equipas.

Leadership Agility Program
Na realidade da Banca é essencial ajudar as lideranças na sua capacidade de gerir eficazmente e de forma equilibrada objetivos e resultados, motivação e bem-estar das equipas e relações impactantes e significativas com os clientes.
Na Jason, desenvolvemos competências chave junto deste target, que permitem amplificar:
• Uma maior orientação para as pessoas, para além dos objetivos comerciais
• Uma maior agilidade na adaptação à mudança
• Uma atitude positiva e de resiliência que contagia as equipas
• A capacidade de adaptar o estilo de liderança às competências e motivações de cada colaborador
• A necessidade de desenvolvermos nas equipas skills que proporcionem uma experiência diferenciadora aos clientes
• A capacidade de desconstruir crenças limitadoras face ao desempenho das equipas e na relação com os clientes
• A importância de potenciar as ferramentas existentes, colocando-as ao serviço do cliente

Nos programas que implementámos dirigidos às lideranças do sector bancário, verificámos que o envolvimento e capacitação dos líderes tem um impacto direto no desempenho e motivação das equipas e, consequentemente nos resultados e na experiência do cliente.

Customer Experience Program
Na Banca, todos os que lidam com o cliente de forma mais direta, deparam-se com desafios concretos que implicam uma abordagem diferente.
Nos programas que desenvolvemos para este target, apoiamos as equipas para estarem mais preparadas para:
• Conhecer o contexto de mudança e identificar os comportamentos chave para fazer face aos seus desafios diários no terreno

Adaptar a sua abordagem tendo em conta a multicanalidade

• Oferecer um serviço personalizado e ajustado às preferências, necessidades e expetativas de cada cliente
• Garantir a qualidade na experiência oferecida, otimizando competências relacionais com insights cada vez mais inteligentes (resultantes da evolução tecnológica)

Nos projetos em que trabalhámos estes temas, observámos de comportamentos das equipas no terreno, com aplicação de abordagens mais diferenciadoras de acordo com um novo mindset, focado na relação com o cliente.

Vuca Leadership
Num mundo VUCA (Volatil, Uncertain, Complex and Ambiguous), as organizações de hoje têm uma maior vantagem competitiva quanto mais dinâmicas e ágeis conseguirem ser: nas estratégias que definem e implementam, no negócio, nos princípios de atuação e na forma como gerem o talento.
Como devem ser os líderes num mundo VUCA? Qual a estratégia e quais os princípios mais adequados? Em que medida conseguimos prever os resultados das nossas ações? Em que medida conhecemos a situação? E como vamos agir sobre ela?
Na Jason, trabalhamos este tema através de 3 tópicos chave:
• O Mundo em mudança [o que são as principais tendências da banca do futuro]
• Os desafios da Liderança [com as alterações na tecnologia, nas pessoas, nas empresas vão criar novos desafios para os líderes]
• O Líder VUCA [as competências do líder VUCA)

Depois de desenvolvermos este programa nalguns dos nossos clientes, os líderes ficaram melhor preparados para o contexto de mudança e para assumirem o seu papel de forma mais eficaz, perante os desafios concretos do dia a dia da sua organização.

Para mais informações: Sofia Llano | sllano@jasonassociates.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *